
O Governo de Santa Catarina divulgou nesta terça-feira, as normas para o funcionamento de shopping centers, galerias comerciais, academias e serviços de alimentação. As atividades estão autorizadas a reabrir suas portas a partir desta quarta-feira. As portarias com o regramento para esses setores estão publicadas em edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE).
As liberações seguem critérios estabelecidos pelo modelo epidemiológico adotado pelo Governo do Estado, com acompanhamento constante. As medidas podem ser revertidas em caso de descumprimento massivo das regras ou de um aumento exponencial da curva de contágio.
Em restaurantes, bares e similares
Nos serviços de alimentação (restaurantes, bares, cafeterias lanchonetes, etc), as medidas restritivas ocorrem já na entrada dos estabelecimentos. Todos os clientes devem utilizar máscaras e é necessário que seja disponibilizado álcool em gel a 70% para a higienização das mãos. A limpeza das mãos pode ocorrer também em pias, com o uso de água e sabão. Na área do buffet, os clientes devem novamente higienizar as mãos e utilizar luvas plásticas descartáveis na hora de se servir. O distanciamento dos clientes deve ser de um raio de 1,5 metros.
Em shoppings e galerias
Em relação aos shopping centers, centros comerciais e galerias, ficou estabelecido que o horário de funcionamento será reduzido, entre 12 e 20 horas. Apenas as praças de alimentação podem funcionar até 22 horas, respeitando as regras, incluindo o distanciamento de um raio de 1,5 metro. A entrada de clientes deve respeitar o limite de 50% da capacidade máxima.
Na entrada desses estabelecimentos, deve ser disponibilizado álcool em gel para a higienização das mãos e todos devem usar máscaras. Assim como ocorre com o comércio em geral, não está permitido que os clientes provem roupas ou maquiagens, por exemplo.
Em academias e atividades esportivas
No caso das academias de ginásticas e similares, o funcionamento também deve respeitar uma série de regramentos. Deve ser disponibilizado álcool em gel a 70% na entrada. Equipamentos que obriguem o uso de digitais estão proibidos. Também se faz necessário o distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas, assim como o uso de máscaras e de toalhas individuais. Os cabelos dos atletas devem permanecer presos durante a atividade desportiva indoor.
O tempo máximo de permanência nas academias fica estabelecido em 60 minutos, de modo a garantir que mais pessoas possam desfrutar do espaço, respeitando-se um limite de 30% da lotação.
O estabelecimento também deve organizar um grupo de usuários por cada horário, respeitando um período de 15 minutos de intervalo para limpeza do chão. O uso dos guarda-volumes fica suspenso nesse momento.
Parques e praças também devem seguir regras
Exercícios em locais abertos, tais como praias, praças e parques também foram liberados. Foram feitos também regramentos para o uso de piscinas. Esportes coletivos, tais como futebol e vôlei, seguem proibidos. No caso das artes marciais, estão permitidos apenas treinos individuais, com o uso de equipamentos.
Empresas de controle de pragas
Também nesta terça-feira, o Governo do Estado publicou uma portaria autorizando o funcionamento de empresas de controle de vetores e pragas urbanas, mediante regras próprias estabelecidas por meio de decreto.
0 Comentários