Notícias

Com o compromisso de oferecer ao público condições seguras e acessíveis para o acesso de seus espaços físicos e digitais, a FUNDAÇÃO HERMANN HERING, entidade mantenedora do MUSEU HERING adicionou novos recursos, planejados para o público com deficiência visual.

No mês de março, Fundação foi contemplada pelo Edital de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável da Fundação Fritz Muller, permitindo investimento R$ 10 mil em recursos de acessibilidade visual no Museu Hering.

O espaço recebeu piso tátil, para direcionamento nos espaços e alerta de obstáculos; placas de aviso em braile nas áreas de escadas e reprodução tátil do acervo, com a confecção de réplicas em relevo de fotografias. O incentivo permite também ações de conscientização. O visitante pode acessar um e-book da exposição.

O objetivo é tornar o museu Hering um espaço acessível e seguro para que nossos visitantes possam aproveitar ao máximo a exposição “Um Novo Tempo”, ampliando o acesso à cultura e ao patrimônio histórico para todos. Desde o momento em que o projeto foi concebido, a equipe estava ciente do desafio por ser algo novo, onde foi necessário mergulhar nas normativas, descobrir quais as melhores formas de instalação do piso e como deveriam ser os bordados, entre outras ações. Contaram com apoio de bons parceiros, visitando e passando dicas.

A acessibilidade é a capacidade de alcançar, perceber e compreender o ambiente de forma segura e autônoma, promovendo igualdade de oportunidades em aspectos como meio físico, transporte, informação e comunicação.

Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde de 2019, 17,3 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência. Em razão disso, 53.5% dos turistas com deficiência deixaram de viajar para algum destino no país por falta de acessibilidade em espaços culturais e turísticos, de acordo com um estudo divulgado pelo Ministério do Turismo (2023).

O Museu Hering está aberto ao público de segunda a sábado, das 10 às 16 horas. A entrada é franca.

 

A decoração Natalina de sua casa vale prêmios no VIVER BOM RETIRO!

Prazo para envio das fotos: até dia 30 de dezembro (Sábado)

Pelo sétimo ano consecutivo, o VIVER BOM RETIRO, com apoio da ASSOCIAÇÃO DE MORADORES E AMIGOS DO BAIRRO BOM RETIRO – AMABRE vai premiar as mais belas decorações de natalinas dos moradores do bairro Bom Retiro e o pet com a roupa mais criativa.

A ação conta com apoio das empresas: LA BELLA DONNA, BOLI BOLI LAVANDERIA, CONFEITARIA SAXÔNIA, ASSADOS BOM RETIRO, BOTECO FLORIANO, SORVETERIA SCHMITT, VIPPZ MEN, SMELL AROMAS, REDE PIAIA ESTACIONAMENTO & LAVAÇÃO, MARCIA PINHEIRO PODOLOGIA E CLUBE MASCOTES

COMO PARTICIPAR

 O prazo para envio da foto: até 22 horas do dia 30 de dezembro (Sábado)

Só poderão participar moradores do Bom Retiro.

Envie a foto para nosso WhatApp: (47) 9.9112.9200.

Preserve a foto em alta resolução. Vamos precisar caso seja contemplado para publicação no informativo impresso.

Junto com a foto, informe: categoria que participará, nome completo do morador ou empresa, endereço completo, telefone e WhatsApp.

Ao enviar foto do pet também envie o nome do bichinho.

COMO SERÁ A ESCOLHA

► As fotos recebidas serão numeradas e definidas por categoria de acordo com a ordem de chegada.

► No domingo, dia 31 de dezembro, elas serão postadas em nossos canais de comunicação para votação por enquete.

Elas receberão numeração apenas. Sem identificação do autor, divididas por categoria,

► A enquete apontará o vencedor em cada categoria.

► Só poderá votar uma vez por IP e não haverá possibilidade de uso de “robôs”.

Os ganhadores serão conhecidos às 23 horas do dia 13 de Janeiro (sábado).

A entrega dos prêmios ocorrerá após esta data.

Observação: Casos não previstos no regulamento serão analisados de acordo com as demandas.

Serão investidos 670,9 mil, oriundos do Fundo Municipal de Planejamento Urbano (FMPU)

A noite mágica do Natal do Bom Retiro reservou um presente surpresa para o bairro e ele chegou pelas mãos do prefeito Mario Hildebrandt que prestigiou o evento para anunciar a transformação de um sonho em realidade.

Nos próximos meses, o Bom Retiro contará com sua sonhada área de lazer. O termo do pedido de compra para construção da Praça Osni Amaro de Souza, (In Memoriam) foi entregue pelo prefeito aos moradores do bairro, por intermédio do jornalista Giovani Vitória, presidente da Associação de Amigos e Moradores do Bairro Bom Retiro (AMABRE) e editor do VIVER BOM RETIRO, o canal de comunicação do bairro.

O ato também contou com a participação da moradora Brandina Roncáglio de Souza, viúva de Osni Amaro de Souza, e da filha Cláudia Souza, O ex-presidente da Associação de Moradores, Roberto Ullrich (Gestão 2009-2013) e que iniciou o projeto também mereceu uma homenagem.

Á área de lazer 

A área de lazer do Bom Retiro é um antigo anseio da comunidade e será implantada na entrada da rua Teresina, com o nome Osni Amaro de Souza, falecido no final de 2013. Uma justa homenagem ao morador que muito lutou para o desenvolvimento do bairro. Homem simples, operário, Osni Amaro de Souza integrou várias gestões da Associação de Moradores e Amigos do Bairro Bom Retiro (AMABRE. Era um apaixonado pelo bairro e todo mês percorria as ruas do Bom Retiro para cobrar a mensalidade da AMABRE dos moradores.

A homenagem ao morador Osni Amaro de Souza foi aprovada pela Câmara de Vereadores, após indicação do então vereador e atual prefeito Mario Hildebrandt. Foi sancionada pelo prefeito Napoleão Bernardes, por meio da Lei nº 8.052/2014, em 08 de dezembro de 2014, durante a primeira gestão de José Nuno Amaral Wendt (2013-2015) na Associação de Moradores.

Mas o processo para desapropriação do terreno para implantar a área de lazer Osni Amaro de Souza começou antes, mobilizando os moradores do bairro na gestão de Roberto Ullrich (2009-2013) à frente da Associação de Moradores. No local, existiam três casas de madeira para locação. Com o passar do tempo, acabaram sendo invadidas por vândalos e usuários de droga. Elas foram derrubadas pela Prefeitura e a área desapropriada.

Por volta de 2015, coube ao arquiteto e urbanista Fábio Alan Schaefer, então morador do Bom Retiro e filho do primeiro presidente da AMABRE, Jefferson Roberto Schaefer (2000-2003), conceber o projeto da área de lazer de forma voluntária.

O investimento 

A implantação da área de lazer do Bairro Bom Retiro exigirá recursos da ordem de R$ 670,9 mil, oriundos do Fundo Municipal de Planejamento Urbano (FMPU). Uma ação capitaneada por Eder Boron, presidente do Coplan e secretário de Planejamento Urbano.

Apresentação de coral, atrações musicais e a chegada do Papai Noel estão na programação 

Giovani Vitória e Everton Marçal

O Papai Noel vai chegar no bairro Bom Retiro na noite desta quinta-feira, dia 14 de dezembro. Em sua segunda edição, o Natal do Bom Retiro é organizado pela Associação de Moradores e Amigos do Bairro Bom Retiro (AMABRE), em parceria com a empresa SCI – Sistemas Contábeis e o VIVER BOM RETIRO, o canal de comunicação do bairro. O objetivo dos organizadores é consolidar o evento como o maior realizado em bairros de Blumenau.

A programação natalina inicia às 19 horas, no novo prédio da SCI, na rua Hermann Hering, número 798, com apresentação do Coral Amigos em Canto. A chegada do Papai Noel, às 20 horas, será em grande estilo, a bordo da Fantástica Fábrica do Chopp, percorrendo a Hermann Hering a parti do posto de atendimento da Viacredi do Bom Retiro. Outras atrações musicais e sorteio de prêmios também ocorrerão na noite natalina.

Outras atrações

Os presentes receberão gratuitamente pipoca e no local também haverá venda de pastel, chope, refrigerante, água, churros, mini-bolos e cookies. E as crianças ainda poderão se divertir nos brinquedos infláveis.

Causa animal 

A Associação de Moradores aproveitará o evento para divulgar seu programa Focinho Bom Retiro que nos últimos três anos castrou mais de 30 pets do bairro e agora tem colaborado com outras ONGs, doando rações e até mesmo auxiliando com castrações. Os recursos são provenientes da venda de artesanatos e das tampinhas de plásticos arrecadas no bairro e doadas para entidades que abrigam animais.

Caráter social 

O evento de Natal do Bom Retiro também terá caráter social. Os organizadores estão pedindo a doação de um quilo de alimento não perecível e brinquedos que serão repassados para os pacientes carentes da Associação Renal Vida.

Patrocinadores e apoiadores 

Além da SCI, da Associação de Moradores e do Viver Bom Retiro, o Natal do Bom Retiro conta com o patrocínio de diversas empresas e entidades do bairro e de outras regiões: Clínica Somater, Ecomax, Estacionamento Auto Car, Fischer Têxtil, Fundação Hermann Hering e Museu Hering, IOT, Monpetit Clinica Veterinária, P3 Engenharia Elétrica, Tambosi Baterias, Viacredi, WB Contabilidade, Informe Comunicação e o Portal de Engenharia e Sustentabilidade.

Outras empresas apoiaram o evento com prêmios, brindes e outros suportes logístico: Assados Bom Retiro, Blubel, Bolo e Gentileza, Boteco Floriano, Confeitaria Saxônia, Cooper, Doce Cacau, Fischer Têxtil, Gasvoll Bier, Instituto Ina e Ina Dermacosméticos, La Dona Moda Feminina, Piaia Estacionamento e Lavação, Lavanderia Boli Boli, Marcia Podologia, Panvel, Rosen Trajes, Salão Record, Smell Aromas, Sorveteria Schmitt, Vippz Moda Masculina e Vottri Congelados.

Ao comentar a organização do evento pelo segundo ano consecutivo, o empresário Everton Marçal, diretor da SCI-Sistemas Contábeis, destacou o envolvimento dos colaboradores da empresa e apoios das demais empresas do bairro para fazer um evento repleto de magia, aproximando o bairro. O jornalista Giovani Vitória, presidente da Associação de Moradores e Amigos do Bairro Bom Retiro, que o evento é uma oportunidade de congraçamento entre moradores e colaboradores das empresas do bairro, destacando ainda seu caráter social.

Outras cinco ruas terão o serviço apenas na segunda quinzena de setembro. Confira aqui o calendário completo

O Samae e a Racli divulgaram o calendário do segundo semestre de 2023 para coleta especial de resíduos volumosos (linha branca) como os eletrodomésticos, eletroeletrônicos e móveis em geral. No Bom Retiro, o caminhão vai passar em 18 ruas entre os dias 22 e 26 de julho. Outras cinco receberão o serviço entre 21 e 25 de setembro. Confira abaixo a listagem completa.

A agenda não prevê o dia e hora exato em cada via. A orientação é para que já nas primeiras horas do primeiro dia de coleta ou na noite anterior, o morador deposite os materiais que serão recolhidos defronte à sua casa, a exemplo do que ocorre com o lixo reciclado.

Lâmpadas, computadores, celulares e pilhas devem ser entregues em pontos específicos de coleta ou devolvidos ao estabelecimento onde foram adquiridos. A coleta especial não recolhe este tipo de material. No bairro, a Associação Renal Vida tem um ponto de coleta especifico de coleta na entrada do seu estacionamento. Supermercados recolhem pilhas usadas.

Grandes geradores de resíduos, como as fábricas, marcenarias e assistências técnicas de eletrodomésticos e eletrônicos são responsáveis pela destinação final dos seus resíduos e devem contratar empresas especializadas pelo descarte.

A agenda completa está disponível no site: http://racli.com.br/coletaespecial

Dúvidas e sugestões podem ser esclarecidas nos telefones: 3222.4150 ou pelo WhatsApp 99997.6941 (somente para mensagens).

Confira a lista das primeiras 18 ruas do bairro que serão beneficiadas pelo serviço:

Setor 11 – 18 ruas do Bom Retiro

Período de recolhimento: De 22 a 26 Julho

ALEXANDER FLEMING

ALFRED LASCHEWITZ 7

AUGUSTO OTTE

BELÉM

BRUNO HERING

CARIJÓS

CUIABÁ

DOS INCONFIDENTES

FRANCISCO KNOCH

GERTRUD GROSS HERING

HERMANN HERING

KLARA HERING

OSVALDO BERNDT

RICHARD HOLETZ

SEBASTIAN FISCHER SÊNIOR

TERESINA

VICTOR HERING

VOLUNTÁRIOS DA PÁTRIA

 

Setor 24 – 5 ruas do Bom Retiro

Período de recolhimento: De 21 a 25 de Setembro

FREI ERNESTO EMMENDOERFER

PALHOÇA

PORTO ALEGRE

RECIFE

TIRADENTES

 

 

Com mandato de dois anos, entidade é presidida pelo jornalista Giovani Vitória

A atual diretoria da Associação de Moradores e Amigos do Bairro Bom Retiro (AMABRE) foi reeleita na manhã deste sábado, 8 de julho para mais dois anos de mandato (Gestão 2023-25). A votação foi com chapa única e ocorreu nas dependências do novo prédio da SCI – Sistemas Contábeis (Área da garagem coberta), na rua Herman Hering, nº 784, entre 9 de meio-dia. O processo eleitoral foi coordenado pela União Blumenauense das Associações de Moradores (Uniblam), representada pelo presidente Cléber José dos Santos.

A Chapa Viva o Bom Retiro, única inscrita, foi encabeçada pelo jornalista Giovani Vitória, atual presidente. Com apenas três renovações em relação ao primeiro mandato, a diretoria reeleita da AMABRE tem como vice-presidente o promotor público aposentado e ex-vereador Cezar João Cim. Outros 10 nomes compõem a diretoria: Na secretaria o advogado Fábio Luiz Galvão Pagel e a bancária aposentada Margarida Schneider. O advogado e contador Marciel Eder Costa e o engenheiro mecânico Roberto Koffke dividirão as responsabilidades na tesouraria.

O conselho fiscal é composto por nomes conhecidos pela comunidade: o médico Jauro Soares; o advogado Lindomar Kreutzfeld e o administrador aposentado Ruy Szpoganicz. Na suplência, a contadora e advogada Ana Cristina Masera; o empresário Carlos Tavares D’Amaral e a engenheira agrônoma Nelita Fabiana Moratelli.

Ao comentar o resultado da eleição, o presidente reeleito salientou a importância de mais dois anos para dar sequência a todas as propostas. “O sistema viário do bairro, a revitalização da Victor Hering, a reperfilagem da camada asfáltica da Hermann Hering e a pavimentação das cinco ruas que ainda comem poeira, são nossos maiores desafios. Já conversamos com o prefeito, secretários e estamos contribuindo, conversando com nossos deputados estaduais e federais, em busca de recursos”, comentou. Outras ações, como o processo de humanização do bairro, workshops de inclusão digital e em outras áreas do conhecimento, além do projeto Focinho Bom Retiro que já castrou quase 30 pets do bairro, terão sequência no segundo mandato.

A preocupação será constante com o meio ambiente, fiscalizando e tentando inibir a ocupação das encostas do estreito Vale do Bom Retiro, considerado o pulmão verde da região central de Blumenau, com áreas de preservação ambiental em quase toda sua extensão, pela sua fica flora e fauna e a composição de solo frágil. O bairro ainda convive com 24 cicatrizes em seus morros oriundas dos deslizamentos ocorridos nas últimas duas décadas, especialmente em 2008. A manutenção periódica de ruas e bocas de lobo vem merecendo olhar atento por parte da Associação, evitando o acúmulo de demandas.

A preservação do patrimônio histórico do bairro, detentor do maior número de edificações tombadas da cidade, é mais uma das frentes de atuação. “O Bom Retiro é uma região que desperta o interesse das incorporadoras. Entendemos que por inúmeras razões, novos projetos por aqui precisam ser sustentáveis. Talvez seja inevitável. Esperamos que não. Mas se houver crescimento, que o bairro receba os investimentos compensatórios pelos impactos. Fato que não ocorreu em décadas passadas”, assinalou o jornalista Giovani Vitória.

O bairro também está na expectativa para receber sua sonhada área de lazer na entrada da rua Terezina, com recursos oriudos do Fundo de Planejamento Urbano, aprovado pelo Coplan. Serão pouco mais de R$ 530 mil investidos no equipamento.

 

 

 

Por fim, o presidente eleito comentou que para quem não conhece o Bom Retiro, tem a impressão errada de ser um bairro rico, sem problemas e distante pouco mais de um quilômetro do Centro. “Conhecem apenas a Hermann Hering, talvez. Temos 24 ruas e cinco delas ainda sem pavimentação e algumas com problemas sérios em seus pavimentos e drenagem pluvial, a exemplo da Richard Holetz que há quase duas décadas convive com alagamento a cada chuva, pois sua canalização não foi projetada de maneira adequada. Basta inverter o sentido dela, fazendo a água escoar em direção a galeria da Hermann Hering e não mais para o ribeirão.

Na Augusto Otte e Porto Alegre, a preocupação é com a encosta de uma área escavada irregularmente, causando deslizamento. Agora será necessário a construção de uma proteção para evitar que a Porto Alegre seja novamente interditada. Hoje o lixo, por exemplo, é recolhido por um veículo de menor porte para não colocar em risco o seu leito.

 

Confira a diretoria eleita da Associação de Moradores e Amigos do Bairro Bom Retiro – AMABRE (Gestão 2023-25) 

PRESIDENTE: Giovani Vitória

Jornalista

 

VICE-PRESIDENTE: Cezar João Cim

Aposentado

1º SECRETÁRIO: Fábio Luiz Galvão Pagel

Advogado

 

2º SECRETÁRIA: Margarida Schneider

Bancária aposentada

 

1º TESOUREIRO: Marciel Eder Costa

Advogado e Contador

2º TESOUREIRO: Roberto Koffke

Engenheiro Mecânico

 

CONSELHO FISCAL

 

1º CONSELHEIRO FISCAL: Jauro Soares

Médico

2º CONSELHEIRO FISCAL: Lindomar Kreutzfeld

Advogado

3º CONSELHEIRO FISCAL: Ruy Szpoganicz

Aposentado

1º SUPLENTE DO CONSELHO FISCAL:  Ana Cristina Masera

Contadora e Advogada

2º SUPLENTE DO CONSELHO FISCAL: Carlos Tavares D’Amaral

Empresário

3ª SUPLENTE DO CONSELHO FISCAL: Nelita Fabiana Moratelli

Engenheira Agrônoma

 

Fotos: Raphael Guilherme Moser @mussehc

 

Processo será neste sábado, no novo prédio da SCI, das 9 ao meio-dia

Neste sábado, dia 8 de julho, os moradores do Bom Retiro elegem a diretoria da Associação de Moradores e Amigos do Bairro Bom Retiro (AMABRE) para gestão 2023-25. Neste ano, o local do processo eleitoral mudou. Será no novo prédio da SCI – Sistemas Contábeis (Área da garagem coberta), localizado na rua Herman Hering, nº 784. O horário também sofreu alteração: das 09 ao meio-dia e não mais até 14 horas.

Apenas uma chapa disputará o pleito, encabeçada pelo jornalista Giovani Vitória, atual presidente, em busca da reeleição para mais dois anos. O promotor público aposentado e ex-vereador Cezar João Cim é novamente o seu vice.

Ao comentar o processo, o atual presidente e candidato a reeleição, salientou a importância de mais dois anos para dar sequência a todos as propostas já encaminhadas. “O sistema viário do bairro e a pavimentação as cinco ruas que ainda comem poeira, são nossos maiores desafios”, comentou.

Inscrição de chapas 

O prazo para inscrição de chapas encerrou na noite da última quarta-feira. A nominata da diretoria é composta por 12 integrante: Presidente, Vice, 2 Secretários, 2 Tesoureiros, 3 titulares do Conselho Fiscal e 3 Suplentes do Conselho Fiscal.

Quem pode votar

Todos os moradores com idade mínima de 16 anos completos podem votar, mediante apresentação de documentos de identificação com foto e comprovante de residência.

A votação será em cédula, onde o morador vota SIM para reeleger a atual diretoria ou NÃO.

Mesmo sendo chapa única, a atual diretoria conta com uma grande participação dos moradores. Na eleição de 2021, 225 compareceram e votaram, dando uma vitória de 55% para a atual diretoria. “Nossa força está nos moradores e quanto maior o número de votos, mais força teremos junto aos nossos representantes para buscar as melhorias que tanto precisamos aqui”, conclamou o jornalista Giovani Vitória.

 

Confira os integrantes da CHAPA ÚNICA – VIVA O BOM RETIRO 

 

 

PRESIDENTE: Giovani Vitória

Jornalista

 

 

 

 

 

 

 

VICE-PRESIDENTE: Cezar João Cim

Aposentado

 

 

 

 

 

1º SECRETÁRIO: Fábio Luiz Galvão Pagel

Advogado

 

 

 

 

2º SECRETÁRIA: Margarida Schneider

Bancária aposentada

 

 

 

 

 

1º TESOUREIRO: Marciel Eder Costa

Advogado e Contador

 

 

 

 

 

 

 

 

2º TESOUREIRO: Roberto Koffke

Engenheiro Mecânico

 

 

 

CONSELHO FISCAL

 

 

 

1º CONSELHEIRO FISCAL: Jauro Soares

Médico

 

 

 

2º CONSELHEIRO FISCAL: Lindomar Kreutzfeld

Advogado

 

 

 

 

 

3º CONSELHEIRO FISCAL: Ruy Szpoganicz

Aposentado

 

 

 

1º SUPLENTE DO CONSELHO FISCAL:  Ana Cristina Masera

Contadora e Advogada

 

 

 

 

2º SUPLENTE DO CONSELHO FISCAL: Carlos Tavares D’Amaral

Empresário

 

 

3ª SUPLENTE DO CONSELHO FISCAL: Nelita Fabiana Moratelli

Engenheira Agrônoma

 

 

Neste ano, o processo eleitoral será no novo prédio da SCI, das 9 ao meio-dia

No dia 8 de julho os moradores do Bom Retiro têm um compromisso com o futuro do bairro. Neste dia será eleita a diretoria da Associação de Moradores e Amigos do Bairro Bom Retiro (AMABRE) para gestão 2023-25. Neste ano, o local do processo eleitoral mudou. Será no novo prédio da SCI – Sistemas Contábeis (Área da garagem coberta), localizado na rua Herman Hering, nº 784. O horário também mudou: das 09 ao meio-dia e não mais até 14 horas.

O Edital de Convocação para Eleição da Diretoria da Associação de Moradores e Amigos do Bairro Bom Retiro (AMABRE) foi lançado e está afixado na Entrada do Assados Bom Retiro e da Padaria e Confeitaria Doces Cacau. Também pode ser acessado clicando aqui.

Prazo para inscrição de chapas

A inscrição das chapas encerra pode ser feita até 72 horas antes das eleições, por meio de formulário disponibilizado pela União Blumenauense das Associações de Moradores (Uniblam), no contato informado no Edital.

A chapa deverá ser composta por 12 integrantes: Presidente, Vice, 2 Secretários, 2 Tesoureiros, 3 titulares do Conselho Fiscal e 3 Suplentes do Conselho Fiscal. Em caso de inscrição de chapa única, a votação também será com cédula, onde o morador vota SIM ou NÃO.

Quem pode participar de chapas 

Todos os moradores na área de abrangência do bairro, com idade mínima de 16 anos completos, podem integrar uma chapa.

Quem pode votar

Todos os moradores com idade mínima de 16 anos completos podem votar, mediante apresentação de documentos de identificação com foto e comprovante de residência. A homologação de inscrição das chapas seguirá as disposições contidas no Estatuto Social da Associação.

Atual diretoria já está inscrita e homologada 

A CHAPA 1, denominada VIVA O BOM RETIRO, já está inscrita e homologada. Ela representa a atual diretoria da Associação de Moradores e Amigos do Bairro Bom Retiro (AMABRE), com o jornalista Giovani Vitória buscando a reeleição. Tem como vice-presidente, o promotor público aposentado e ex-vereador Cezar João Cim.

Confira os integrantes da CHAPA 1 – VIVA O BOM RETIRO

 

 

 

PRESIDENTE: Giovani Vitória

Jornalista

 

 

 

 

 

 

VICE-PRESIDENTE: Cezar João Cim

Aposentado

 

 

 

 

 

1º SECRETÁRIO: Fábio Luiz Galvão Pagel

Advogado

 

 

 

 

2º SECRETÁRIA: Margarida Schneider

Bancária aposentada

 

 

 

 

 

 

 

1º TESOUREIRO: Marciel Eder Costa

Advogado e Contador

 

 

 

 

 

 

 

2º TESOUREIRO: Roberto Koffke

Engenheiro Mecânico

 

 

 

 

 

 

 

 

CONSELHO FISCAL 

 

 

 

1º CONSELHEIRO FISCAL: Jauro Soares

Médico

 

 

 

 

 

2º CONSELHEIRO FISCAL: Lindomar Kreutzfeld

Advogado

 

 

 

 

 

 

3º CONSELHEIRO FISCAL: Ruy Szpoganicz

Aposentado

 

 

 

 

 

 

 

1ª SUPLENTE DO CONSELHO FISCAL:  Ana Cristina Masera

Contadora e Advogada

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2º SUPLENTE DO CONSELHO FISCAL: Carlos Tavares D’Amaral

Empresário

 

 

 

 

 

 

3ª SUPLENTE DO CONSELHO FISCAL: Nelita Fabiana Moratelli

Engenheira Agrônoma

 

 

 

O espaço é um sonho antigo do bairro e vai homenagear o morador Osni Amaro de Souza (in memoriam)

O Bom Retiro está muito próximo de receber sua área de lazer. Um projeto sonhado há pelo menos uma década. Nesta quarta-feira, em reunião do Conselho de Planejamento Urbano (Coplan), foi aprovada a destinação de recursos oriundos do Fundo Municipal de Planejamento Urbano (FMPU) para implantação do espaço. A proposição foi apresentada pelo Eder Boron, presidente do Coplan e secretário de Planejamento Urbano.

A área de lazer do Bom Retiro é um antigo anseio da comunidade e será implantada na entrada da rua Teresina, com o nome Osni Amaro de Souza, falecido no final de 2013. Uma justa homenagem ao morador que muito lutou para o desenvolvimento do bairro. Osni também integrou várias gestões da Associação de Moradores e Amigos do Bairro Bom Retiro (AMABRE).

A homenagem ao morador Osni Amaro de Souza foi aprovada pela Câmara de Vereadores, após indicação do então vereador e atual prefeito Mario Hildebrandt. Foi sancionada pelo prefeito Napoleão Bernardes, por meio da Lei nº 8.052/2014, em 08 de dezembro de 2014, durante a primeira gestão de José Nuno Amaral Wendt (2013-2015) na Associação de Moradores.

Mas o processo para desapropriação do terreno para implantar a área de lazer Osni Amaro de Souza começou antes, mobilizando os moradores do bairro na gestão de Roberto Ullrich (2009-2013) à frente da Associação de Moradores. No local, existiam três casas de madeira abandonadas que até os anos 80 eram utilizadas pelo proprietário para locação. Com o passar do tempo, acabaram sendo invadidas por vândalos e usuários de droga. Elas foram derrubadas pela Prefeitura que também contribuiu no assessoramento técnico para desenvolver o projeto do espaço de lazer.

Sobre o projeto 

Por volta de 2015, coube ao arquiteto e urbanista Fábio Alan Schaefer, então morador do Bom Retiro e filho do primeiro presidente da AMABRE, Jefferson Roberto Schaefer (2000-2003), conceber o projeto da área de lazer, a pedido da Associação de Moradores. O fez de forma voluntária. Após isso, encaminhou a acompanhou os tramites e o processo de revisão na Prefeitura até ser aprovado.

A partir de então, as gestões da Associação passaram a lutar pela viabilização de recursos para sua implantação. A obra está orçada em aproximadamente R$ 300 mil. A atual gestão da Associação de Moradores auxiliou no que esteve ao seu alcance para auxiliar a Prefeitura, encaminhando inúmeros pedidos de emendas parlamentares aos deputados federais e estaduais e aos senadores. Além de gestões junto ao Governo do Estado. “Gostaríamos de agradecer todo empenho do Eder Boron, secretário de planejamento. Foi nosso parceiro desde que assumimos da Associação em 2021, inclusive buscando parcerias público-privadas”, destacou o jornalista Giovani Vitória, presidente da AMABRE.

O presidente destacou ainda as ações da Associação para humanizar o entorno daquele espaço. Na margem oposta, por exemplo, a parte plana do barranco do ribeirão recebeu grama, flores e plantar ornamentais e é mantido pela Viacredi. O Assados Bom Retiro também costuma molhar semanalmente as plantas em períodos de estiagem, atendendo um pedido especial da Associação.

 

A Prefeitura trocou todas as proteções da ponte e guarda-corpo ao lado do Assados Bom Retiro e a AMABRE fará a pintura das proteções. Além disso, foi protocolado junto a Ouvidoria da Prefeitura, com cópia para Secretaria de Manutenção, um pedido para consertar o gabião na encosta do ribeirão. “Assim, poderemos fazer o plantio de grama ou plantas mais adequadas ao seu relevo, diminuindo ali a necessidade de roçada do mato que costuma tomar conta e deixa tudo feio”, explicou Giovani.

A Associação de Moradores também comprou mais uma bombona de lixo para colocar no terreno, na confluência das ruas Teresina e Sebastian Fischer Sênior. Adesivou as duas orientação a separação do linxo orgânico e reciclado. Desta forma, o lixo não é mais jogado no chão. Além disso, conseguiu a instalação de uma lixeira na entrada da rua Teresina, mantida pela Tambosi Baterias, parceira da Associação.

 

Será implantada uma travessia elevada defronte ao hospital. A travessia da SCI deverá se tornar realidade ainda em fevereiro

Na manhã desta segunda-feira, dia 30, a rua Victor Hering estará interditada para caminhões, veículos leves, motos e similares, no horário compreendido entre 7 da manhã e meio-dia. O fechamento da via se dará em razão das obras de implantação de uma travessia elevada defronte ao Hospital Santa Isabel. Nesse período, o acesso poderá ser feito pela contramão da rua, com acesso pela Rua Hermann Hering. A travessia neste ponto foi um pedido do próprio Hospital.

 

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) reforça a atenção por parte dos condutores que passarem pelo local e destaca que a liberação dos trechos será feita assim que os serviços forem finalizados, podendo ocorrer antes dos horários previstos. Os serviços também estão sujeitos às condições climáticas.

Travessia da SCI deve sair ainda em fevereiro

Esta será a primeira travessia das três previstas para o bairro. A segunda atenderá um antigo pedido da comunidade, encaminhado pela Associação de Moradores e Amigos do Bairro Bom Retiro (AMABRE), defronte a SCI Sistemas Contábeis. Ela deverá ser implantada nas próximas semanas de fevereiro, conforme informou o setor de engenharia da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes. O local não conta sequer com uma faixa de pedestres, colocando em risco a vida dos pedestres, especialmente os colaboradores da SCI e moradores das ruas Hermann, Belém, Osvaldo Berndt, Alexander Flemming, Voluntários da Pátria e a rua Inominada, antes da entrada da Augusto Otte.

Além disso, vai permitir a redução de velocidade para facilitar a a vida dos motoristas que precisam sair da Alexander Flemming nos horário de fim de aula da Escola Alfa Visão, onde só conseguem visualizar o fluxo da Hermann Hering com auxílio dos espelhos existentes naquela confluência, mas que não trazem segurança alguma. No local, inúmeros acidentes já foram registrados.

O jornalista Giovani Vitória, presidente da AMABRE, destacou a importante conquista. “Foi um processo difícil junto ao poder público municipal. Havia uma resistência inicial por se tratar de um ponto da Hermann Hering antecedido por curvas. Mas conseguimos sensibilizar os responsáveis”, explicou.

A reversão de todo esse processo foi possível graças ao empenho e atenção do secretário de planejamento urbano de Blumenau, Eder Boron. “Tão logo assumimos a Associação de Moradores e Amigos do Bairro Bom Retiro ele nos atendeu pela primeira vez, nos informando que havia dado o encaminhamento para transformar esse antigo pleito em realidade. Agora falta muito pouco graças a celeridade dada pelo secretário Éder Boron”, enalteceu.

Uma terceira travessia será implantada defronte a Cia. Hering, antes da subida do Morro da Cia. O presidente da AMABRE deverá encaminhar nos próximos dias um novo pedido, atendendo solicitação dos moradores do Morro da Cia, em sua parte mais alta. No local existe apenas uma faixa de pedestres. “Mas ninguém respeita e a velocidade lá em cima é absurda”, comentou.

Sign In

Reset Your Password

Email Newsletter