Com apoio aéreo, bombeiros evitaram que incêndio se alastrasse para os morros do Bom Retiro

Mais de 130 mil litros de água foram utilizados na operação

Blumenau, segunda-feira, dia 10 de dezembro de 2018. Mais uma semana se iniciando. A penúltima antes dos festejos natalinos e de final de ano. Parecia ser um dia normal. Mas não foi! A Partir das 11h45, quem trabalha e mora na região central e no bairro Bom Retiro passou a vivenciar momentos de aflição por conta de um princípio de incêndio atrás do antigo Supermercado Pfuetzenreiter (depois Pão de Açúcar), na rua Sete de Setembro, ao lado do Shopping  Neumarkt.

O Corpo de Bombeiros foi acionado por esse fogo no mato. Não esperava encontrar um cenário de dificuldades. O primeiro desafio foram os ventos. Eles mudaram de direção constantemente até a metade da tarde. O fogo se alastrou rapidamente numa mata que combina trechos de vegetação primária alterada e outra secundária, em avançado estágio de regeneração. O calor e a falta de chuvas aumentaram a estiagem na cidade. Com a vegetação seca, qualquer fagulha agravaria o quadro.

À medida que o fogo se alastrava para áreas mais densas, os bombeiros se deparam com um terreno de muito aclive, bem acidentado geologicamente. Com o trabalho braçal, o cansaço tomou conta, mas as equipes seguiram trabalhando em terra com uso de batedores e abafadores.

Apoio aéreo 

Veio aí a primeira tentativa do helicóptero Arcanjo 01, vindo de Florianópolis. Naquele momento, a aeronave de Blumenau, o Arcanjo 03, estava em outra operação. A tentativa inicialmente foi frustrada, pois não se encontrou viabilidade técnica.

A partir da metade da tarde, o Corpo de Bombeiros passou a contar com a retaguarda do Arcanjo 03, devidamente equipado para fazer a coleta de água. Ela foi feita na Represa da Cia. Hering – poucos quilômetros do local atingido, permitindo agilidade no combate. Foram pelo menos seis viagens da aeronave até o fundo do Vale do Bom Retiro.

Os ventos diminuíram a partir da metade da tarde e facilitaram um pouco a vida dos bombeiros. A fumaça era a principal vilã da operação e causava mais problemas que os focos de incêndio ainda existentes.

Os trabalhos tiveram sequência durante boa parte da noite, para eliminar os últimos focos.

As ações foram coordenadas pelo Capitão Felipe Damineli. Por volta das 20h30 ele retornou do local onde ainda existiam alguns pequenos focos de incêndio e concedeu entrevista para os profissionais de imprensa ali, fazendo um balanço prévio da operação.

Causas serão apuradas 

Foram mais de 10 horas de trabalho e cerca de 20 bombeiros envolvidos na operação, inclusive os que estavam de folga, chamados às pressas. Além de Blumenau, reforço das corporações de Gaspar, Timbó e da Força-Tarefa. Também o suporte de tecnologias como o drone. Foram dois caminhões autotanques trazendo água e mais o reforço dos caminhões pipas do Samae, reabastecendo os equipamentos do Corpo de Bombeiros. Não existe ainda um número oficial, mas acredita-se que foram utilizados mais de 130 mil litros de água no combate ao incêndio.

Ainda não tem uma para o incêndio e ela deverá estar sendo apurada nos próximos dias, segundo informou o Capitão Felipe Damineli.

O comandante encerrou a entrevista fazendo um apelo para comunidade: “É uma situação que poderia ter sido evitada, já que um grande percentual de incêndios florestais, os chamados fogo no mato, é causado por ação humana”, explicou. Acrescentou ainda que o calor acentuado e a baixa umidade do ar secam a vegetação. Com isso, elas se inflamam mais facilmente e complicam o cenário. “Então, peço que evitem fazem queimada de lixo, por exemplo. E atenção ao tipo que fogo que se acende em áreas como a do Parque”, resumiu.

Assista no link ao lado, a íntegra da entrevista do Capitão Felipe Damineli, no vídeo gentilmente cedido ao VIVER BOM RETIRO pelo jornalista Jefferson Santos, do Portal Notícias Vale do Itajaí:

https://www.youtube.com/watch?v=vjhtm-izOj8&feature=youtu.be

0 comentários

Por 

Sign In

Reset Your Password

Email Newsletter