Prefeito assina ordem de serviço para implantar a área de lazer do Bom Retiro

Serão investidos 670,9 mil, oriundos do Fundo Municipal de Planejamento Urbano (FMPU)

A noite mágica do Natal do Bom Retiro reservou um presente surpresa para o bairro e ele chegou pelas mãos do prefeito Mario Hildebrandt que prestigiou o evento para anunciar a transformação de um sonho em realidade.

Nos próximos meses, o Bom Retiro contará com sua sonhada área de lazer. O termo do pedido de compra para construção da Praça Osni Amaro de Souza, (In Memoriam) foi entregue pelo prefeito aos moradores do bairro, por intermédio do jornalista Giovani Vitória, presidente da Associação de Amigos e Moradores do Bairro Bom Retiro (AMABRE) e editor do VIVER BOM RETIRO, o canal de comunicação do bairro.

O ato também contou com a participação da moradora Brandina Roncáglio de Souza, viúva de Osni Amaro de Souza, e da filha Cláudia Souza, O ex-presidente da Associação de Moradores, Roberto Ullrich (Gestão 2009-2013) e que iniciou o projeto também mereceu uma homenagem.

Á área de lazer 

A área de lazer do Bom Retiro é um antigo anseio da comunidade e será implantada na entrada da rua Teresina, com o nome Osni Amaro de Souza, falecido no final de 2013. Uma justa homenagem ao morador que muito lutou para o desenvolvimento do bairro. Homem simples, operário, Osni Amaro de Souza integrou várias gestões da Associação de Moradores e Amigos do Bairro Bom Retiro (AMABRE. Era um apaixonado pelo bairro e todo mês percorria as ruas do Bom Retiro para cobrar a mensalidade da AMABRE dos moradores.

A homenagem ao morador Osni Amaro de Souza foi aprovada pela Câmara de Vereadores, após indicação do então vereador e atual prefeito Mario Hildebrandt. Foi sancionada pelo prefeito Napoleão Bernardes, por meio da Lei nº 8.052/2014, em 08 de dezembro de 2014, durante a primeira gestão de José Nuno Amaral Wendt (2013-2015) na Associação de Moradores.

Mas o processo para desapropriação do terreno para implantar a área de lazer Osni Amaro de Souza começou antes, mobilizando os moradores do bairro na gestão de Roberto Ullrich (2009-2013) à frente da Associação de Moradores. No local, existiam três casas de madeira para locação. Com o passar do tempo, acabaram sendo invadidas por vândalos e usuários de droga. Elas foram derrubadas pela Prefeitura e a área desapropriada.

Por volta de 2015, coube ao arquiteto e urbanista Fábio Alan Schaefer, então morador do Bom Retiro e filho do primeiro presidente da AMABRE, Jefferson Roberto Schaefer (2000-2003), conceber o projeto da área de lazer de forma voluntária.

O investimento 

A implantação da área de lazer do Bairro Bom Retiro exigirá recursos da ordem de R$ 670,9 mil, oriundos do Fundo Municipal de Planejamento Urbano (FMPU). Uma ação capitaneada por Eder Boron, presidente do Coplan e secretário de Planejamento Urbano.

0 Comentários


Sign In

Reset Your Password

Email Newsletter