Conselho Municipal de Planejamento Urbano aprova recursos para implantação da área de lazer do bairro

O espaço é um sonho antigo do bairro e vai homenagear o morador Osni Amaro de Souza (in memoriam)

O Bom Retiro está muito próximo de receber sua área de lazer. Um projeto sonhado há pelo menos uma década. Nesta quarta-feira, em reunião do Conselho de Planejamento Urbano (Coplan), foi aprovada a destinação de recursos oriundos do Fundo Municipal de Planejamento Urbano (FMPU) para implantação do espaço. A proposição foi apresentada pelo Eder Boron, presidente do Coplan e secretário de Planejamento Urbano.

A área de lazer do Bom Retiro é um antigo anseio da comunidade e será implantada na entrada da rua Teresina, com o nome Osni Amaro de Souza, falecido no final de 2013. Uma justa homenagem ao morador que muito lutou para o desenvolvimento do bairro. Osni também integrou várias gestões da Associação de Moradores e Amigos do Bairro Bom Retiro (AMABRE).

A homenagem ao morador Osni Amaro de Souza foi aprovada pela Câmara de Vereadores, após indicação do então vereador e atual prefeito Mario Hildebrandt. Foi sancionada pelo prefeito Napoleão Bernardes, por meio da Lei nº 8.052/2014, em 08 de dezembro de 2014, durante a primeira gestão de José Nuno Amaral Wendt (2013-2015) na Associação de Moradores.

Mas o processo para desapropriação do terreno para implantar a área de lazer Osni Amaro de Souza começou antes, mobilizando os moradores do bairro na gestão de Roberto Ullrich (2009-2013) à frente da Associação de Moradores. No local, existiam três casas de madeira abandonadas que até os anos 80 eram utilizadas pelo proprietário para locação. Com o passar do tempo, acabaram sendo invadidas por vândalos e usuários de droga. Elas foram derrubadas pela Prefeitura que também contribuiu no assessoramento técnico para desenvolver o projeto do espaço de lazer.

Sobre o projeto 

Por volta de 2015, coube ao arquiteto e urbanista Fábio Alan Schaefer, então morador do Bom Retiro e filho do primeiro presidente da AMABRE, Jefferson Roberto Schaefer (2000-2003), conceber o projeto da área de lazer, a pedido da Associação de Moradores. O fez de forma voluntária. Após isso, encaminhou a acompanhou os tramites e o processo de revisão na Prefeitura até ser aprovado.

A partir de então, as gestões da Associação passaram a lutar pela viabilização de recursos para sua implantação. A obra está orçada em aproximadamente R$ 300 mil. A atual gestão da Associação de Moradores auxiliou no que esteve ao seu alcance para auxiliar a Prefeitura, encaminhando inúmeros pedidos de emendas parlamentares aos deputados federais e estaduais e aos senadores. Além de gestões junto ao Governo do Estado. “Gostaríamos de agradecer todo empenho do Eder Boron, secretário de planejamento. Foi nosso parceiro desde que assumimos da Associação em 2021, inclusive buscando parcerias público-privadas”, destacou o jornalista Giovani Vitória, presidente da AMABRE.

O presidente destacou ainda as ações da Associação para humanizar o entorno daquele espaço. Na margem oposta, por exemplo, a parte plana do barranco do ribeirão recebeu grama, flores e plantar ornamentais e é mantido pela Viacredi. O Assados Bom Retiro também costuma molhar semanalmente as plantas em períodos de estiagem, atendendo um pedido especial da Associação.

 

A Prefeitura trocou todas as proteções da ponte e guarda-corpo ao lado do Assados Bom Retiro e a AMABRE fará a pintura das proteções. Além disso, foi protocolado junto a Ouvidoria da Prefeitura, com cópia para Secretaria de Manutenção, um pedido para consertar o gabião na encosta do ribeirão. “Assim, poderemos fazer o plantio de grama ou plantas mais adequadas ao seu relevo, diminuindo ali a necessidade de roçada do mato que costuma tomar conta e deixa tudo feio”, explicou Giovani.

A Associação de Moradores também comprou mais uma bombona de lixo para colocar no terreno, na confluência das ruas Teresina e Sebastian Fischer Sênior. Adesivou as duas orientação a separação do linxo orgânico e reciclado. Desta forma, o lixo não é mais jogado no chão. Além disso, conseguiu a instalação de uma lixeira na entrada da rua Teresina, mantida pela Tambosi Baterias, parceira da Associação.

 

0 Comentários


Sign In

Reset Your Password

Email Newsletter